Ação mapeia pontos de descarte de entulhos em matas de João Pessoa

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) identificou cerca de 20 pontos de descarte irregular de resíduos de construção civil em bairros de João Pessoa. Nesta terça-feira (2), uma equipe da Semam, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, sobrevoou a capital paraibana para tentar identificar mais Áreas de Proteção Ambiental (APA) que estão sendo usadas como depósitos de entulhos.

O secretário do meio-ambiente, Joacio de Araújo, disse que durante a ação, um motorista foi flagrado no momento que descarregava um caminhão do tipo caçamba, com entulho de construção civil em uma APA localizada no bairro Altiplano. O veículo foi apreendido e o responsável foi autuado pela prática de descarte irregular em Área de Proteção Ambiental.
De acordo com o secretário, as empresas que são flagradas cometendo este tipo de infração são orientadas a levar os resíduos imediatamente ao Aterro Sanitário Metropolitano em Mangabeira ou usinas de beneficiamento particulares, para reaproveitamento do material.
Por terra, a Semam identificou a prática irregular nos bairros Altiplano, Bessa, Mangabeira e Valentina e está seguindo, com a ajuda de um helicóptero, com o objetivo de localizar mais pontos usados para essa prática.

O titular da Semam destacou que a população também pode ajudar fazendo denúncias de degradação ambiental. “Um de nossos maiores objetivos é conscientizar as pessoas e as empresas de que existem aterros para depositar esse tipo de material”, disse. Em caso de denúncia sobre resíduos descartados irregularmente, a população pode acionar a equipe de fiscalização da Semam pelo número (83) 3218-9208.

Sobre o autor
Compartilhe este post:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp