Parceria entre IPT – Instituto de Pesquisa Tecnológicas, USP – Universidade de São Paulo e Abrecon deve reunir iniciativas para criar soluções no segmento da destinação e reciclagem de resíduos da construção e demolição para a realidade de todos os municípios brasileiros.
O Encontro Nacional das Usinas de Reciclagem de RCD 2021, organizado pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon, lançou um projeto que pretende reunir todas as iniciativas de destinação e reciclagem de resíduos da construção com destaque para a realidade dos municípios brasileiros.
Levi Torres, coordenador da Abrecon, alerta para a realidade do descarte clandestino de lixo e entulho nas pequenas e médias cidades. De acordo com Torres, na grande maioria das cidades do Brasil o entulho é negligenciado pela administração pública e são descartados em rios, lagos, áreas de proteção e até no mar.
Há uma epidemia de descarte clandestino e irregular que impacta outras áreas. As cidades e os Estados estão perdidos e não há solução que acabe ou reduza esses crimes.
O projeto deve criar soluções para a destinação adequada dos resíduos da construção, triagem e reciclagem. A proposta é que a parceria ainda envolva as universidades, institutos técnicos e os fornecedores de equipamentos e serviços.
O espaço deve funcionar como um laboratório para experiências e ensaios de equipamentos e procedimentos, ratificando as orientações das Diretivas Abrecon.
A assinatura do protocolo de intenções aconteceu no dia 24/11/2021 e contou com a participação do professor Sérgio Angulo, Fabiano Chotoli e Hewerton Bartoli.
O projeto tem previsão de início das operações entre doze a vinte meses a partir da assinatura do protocolo e deve operar com a colaboração da empresa SBR Reciclagem de Jundiaí e as universidades envolvidas no projeto.