Semana de Proteção Contra o Amianto

O calçadão da rua Antonio Agu, no centro de Osasco, mais uma vez será palco da Semana de Proteção Contra o Amianto, evento realizado desde 2001, quando foi regulamentada a lei que proíbe o uso do mineral no município paulista. As atividades serão realizadas entre os dias 20 e 26/4, em frente ao Osasco Plaza Shopping.

Além da distribuição de material e informação à população, a semana será encerrada com o já tradicional Ato Ecumênico em Memória às Vítimas do Amianto, realizado anualmente na praça Aquilino Alves dos Santos. A praça carrega o nome do primeiro cidadão osasquense vítima de câncer de peritônio, proveniente do contato com o amianto enquanto trabalhava na Eternit.

Para que não cessasse a luta contra esta substância cancerígena, que chegou a fazer mais de 2 mil vítimas por ano em países como Inglaterra, França e Itália e 10 mil nos Estados Unidos, o deputado Marcos Martins (PT), que atua contra o uso do asbesto desde que era vereador, consagrou a praça da Vila Nova Osasco com o nome de Aquilino. Martins também é autor da lei 12.684/2007, que proíbe o uso do amianto em todo o Estado.

A Eternit de Osasco foi a maior fábrica do grupo suíço-belga na América Latina, e permaneceu em funcionamento na cidade por 54 anos. Embora tenha encerrado suas atividades no município em 1993, deixou para trás vários trabalhadores que já portavam a doença e um passivo ambiental imensurável.

Além da Eternit, outras empresas, como a fabricante de lonas e pastilhas de freios Lonaflex, que funcionou em Osasco até 1994, também utilizavam o amianto como uma de suas principais matérias-primas.

Fonte: Assembleia Legislativa de São Paulo | 17 de abril de 2015
mmartins@al.sp.gov.br

Sobre o autor
Compartilhe este post:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp