Pomar Urbano: uma ideia que rende muitos frutos

Pomar Urbano uma ideia que rende muitos frutos 1 | Abrecon

Exemplo de recuperação ambiental e reintegração do rio Pinheiros à cidade de São Paulo, o Pomar Urbano comemorou nesta sexta-feira, 23, o sucesso de 11 anos de atividade. Fruto da parceira entre Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), iniciativa privada e empresas públicas, o Pomar tem colhido muitos frutos. O secretário do Meio Ambiente Bruno Covas, o governador Geraldo Alckmin e Otávio Okano, presidente da CETESB, e parceiros estiveram presentes ao evento para celebrar o sucesso.

“O Pomar Urbano é uma prova de que com vontade é possível realizar projetos ditos como impossíveis, como este da revitalização no rio Pinheiros. Mas é preciso, acima de tudo, vontade política. Foi assim que o Pomar se transformou na marca do estado”, destacou o secretário Bruno Covas.
A história de sucesso do Pomar começou há 11 anos, quando foi criado pelo então governador Mário Covas. Desde então vem colhendo os frutos do compromisso do estado e de parceiros que já recuperaram 26 quilômetros das margens do rio Pinheiro. Ao todo são 24 parceiros que, juntamente com o trabalho e dedicação da SMA, estão transformando o sonho em realidade, com o plantio de milhares de mudas arbóreas e arbustivas e a instalação de uma estação de tratamento de água, que permite recuperar a água do rio Pinheiros para ser utilizada na própria irrigação de todo o Pomar.
“O Pomar Urbano é também uma escola ao oferecer capacitação para jardineiros, profissional em falta no mercado atualmente. É também uma prova de que possível ter da qualidade de vida, espaços de lazer e área verde em São Paulo”, lembrou Geraldo Alckmin, destacando ainda as conversas entre a SMA e o Ministério Público para limpeza do rio Pinheiros como um passo importante para mais uma conquista em prol do meio ambiente e da população da cidade.

Parte das comemorações do sucesso do Pomar Urbano, Geraldo Alckmin e Bruno Covas, junto com os antigos e novos parceiros, plantaram uma árvore cada um na inauguração do Bosque dos Parceiros, um espaço para homenageá-los. Depois foi a vez de batizar duas trilhas existentes: “Pau Brasil” e “Tia América”, esta em homenagem à simpática senhora que faz parte do projeto desde a primeira Frente de Trabalho e nele permanece como voluntária

Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – ABRECON, Gilberto Meirelles, cumprimentou o Secretario de Meio Ambiente, Bruno Covas e o Adjunto do Meio Ambiente, Rubens Rizek.

Fonte: www.ambiente.sp.gov.br | 23 de setembro de 2011

Sobre o autor
Compartilhe este post:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp