A necessidade premente em se comunicar

A reciclagem de entulho, ou como alguns preferem, resíduos da construção civil e demolição, não é um negócio conhecido e entendido pelos empresários da construção, especialmente aqueles diretamente envolvidos na geração e no transporte desse resíduo.

Quando nós pensamos em agregado, logo vem a nossa mente pedra de pedreira ou areia de porto de areia. A nossa memória nos remete sempre a algo mais próximo e comum, assim, ainda é muito difícil alguém se perguntar: agregado, reciclado ou natural?

Por incrível que pareça, temos ainda a ideia de que os resíduos da construção e demolição vão para o mesmo lugar que os resíduos sólidos urbanos, mas não.

Assim, vejo muitas usinas de reciclagem de resíduos da construção sem nenhuma estratégia de comunicação em sua região. Não tem site, não tem e-mail e até telefone. Agora eu te pergunto, caro leitor: como alguém vai saber que existe uma usina de reciclagem no município ou na região sem uma boa comunicação?

Vivemos em um mundo digital em que a informação flui em velocidade ímpar e as organizações se diferenciam justamente na forma como se comunicam com os diversos públicos. O posicionamento da empresa interfere em muita em como ela será lembrada, todavia, estar próximo do transportador de entulho e do consumidor do agregado reciclado é o que vai garantir a sobrevivência da usina, bem como, estabelecer a cultura da sustentabilidade na construção civil.

Então, caros empresários do setor da reciclagem de RCD (Resíduos da Construção e Demolição), ao iniciarem a operação de uma área de reciclagem de entulho, fixa ou móvel, por favor, criem um site, façam um e-mail, tenham um telefone com um atendente minimamente treinado, disponibilize os produtos e, por afim, lute, visite as obras para vender o agregado reciclado.

Coloque-se no lugar de um profissional consciente ou sabedor de suas responsabilidades como gerador. Como ele chegará até a sua usina se não há nenhuma forma de contato, seja por meio físico ou pela internet?

Sabemos que receber os resíduos da construção e demolição, o popular “entulho” é ainda uma tarefa árdua, bem como, vender o agregado reciclado, oriundo da reciclagem de entulho, não é fácil. Entendedores do negócio, precisamos facilitar o caminho, ou seja, divulgar e colocar a reciclagem de entulho como player competitivo na construção civil.

Então, guerreiros, vamos a luta. Usemos todas as ferramentas que estão a nossa disposição: WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram, além do site e e-mail que, hoje, são extremamente imprescindíveis. Precisamos vender agregado reciclado. Precisamos receber o entulho. Temos uma Missão.

 

Levi Torres, administrador e coordenador da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon.

Me segue lá no Instagram: @Abrecon_brasil

Sobre o autor
Compartilhe este post:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp