Não há dúvidas sobre os benefícios de uma mesa de triagem, porém, os empresários ainda não a veem como necessária e o conjunto britador + peneira são os mais comuns nas usinas de reciclagem de RCD no Brasil.
O negócio da reciclagem de entulho cresceu olhando para o lado, ou seja, copiando modelos vistos nas redes sociais e compartilhados em grupos de WhatsApp como sendo algo adequado e interessante para todas as realidades.
Numa análise primária, o empreendedor poderia entender que para o melhor aproveitamento do conjunto de britagem, o entulho deveria estar limpo, ou pelo menos com uma quantidade mínima de rejeitos e material fino – solo e pó.
Os fabricantes de britadores de mandíbula e de martelo em geral alertam: o equipamento funciona em sua plenitude com material isento de impureza (resíduos classe B, C e D) e com pouco material pulverulento e sem solo.
De fato, além de o britador trabalhar melhor com apenas resíduos inertes sem solo, a consequência do uso desse equipamento sem uma mesa de triagem é o consumo excessivo das mandíbulas e dos martelos e a produção de agregado reciclado com impureza acima do limite normativo.
Evidentemente que o simples fato de a mesa existir não transforma a usina de reciclagem de RCD num exemplo de gestão nem qualidade. Há inclusive muitas usinas de reciclagem de entulho que não conseguem produzir um agregado reciclado com qualidade mesmo tendo uma mesa de triagem anterior ao britador.
Eu até lembro que ainda hoje tem empresário não acreditando nos benefícios de uma mesa de triagem pois seu resíduo é “limpo”. Triste fim. A mesa de triagem resolve um problema crucial das usinas de reciclagem de entulho: triagem e limpeza dos resíduos da construção. Algumas produzem agregado reciclado.
Eu sempre digo: entulho limpo é igual a amor platônico, não existe.
Com exceção de menos de 1% das cidades no Brasil com grande adensamento, não tem como uma usina de reciclagem de RCD trabalhar e se pagar apenas com resíduo de concreto ou cimentício. O empresário precisa ter mais inteligência ao entrar neste negócio, pois mesmo o melhor entulho nas regiões extremamente adensadas são escassos, ou seja, raramente são enviados para a destinação adequada.
Esse item, aliás, merece muita atenção. Não há condição de uma mesa de triagem operar após a britagem.
A limpeza e triagem dos resíduos da construção após a britagem contamina o agregado reciclado e reduz a eficiência da triagem, pois a tendência é a redução, dispersão e espalhamento dos contaminantes. O gesso é um exemplo disso, ele poderia entrar grande e sair num tamanho que não fosse capaz de ser retirado da esteira.
A mesa de triagem, também conhecida como pick station ou table station, deve ser projetada como módulo independente da britagem e do peneiramento, ou seja, deve operar sozinha com possibilidade de se ligar ao britador ou até na peneira vibratória.
A produção de agregado reciclado com a limpeza e triagem faz-se necessário devido aos custos de britagem e peneiramento.
Veja o vídeo que fizemos sobre mesa de triagem:
Quantos funcionários para uma USINA DE RECICLAGEM DE RCD?
Atualmente, com base nos dados da Pesquisa Setorial Abrecon 2022 e do livro Fundamentos da Reciclagem de RCD do professor Sérgio Angulo e também do conteúdo apresentado no curso de Gestão e Operação de Usina de Reciclagem de RCD, o custo para 1 metro cúbico de agregado reciclado passa dos R$ 35,00.
Dessa forma, deve ser perseguir a recepção, triagem e reciclagem do RCD de forma a reduzir ao máximo a ingerência de rejeitos na britagem e no peneiramento e produzindo agregado reciclado limpo que não comprometa as vendas e auxilie o negócio a se pagar.
Não podemos entender que improvisos, especialmente empresários que ousam montar o próprio equipamento com sucata ou adaptar sobre chassis ou até com esteira no nível do chão, possam colocar a culpa do fracasso do negócio no equipamento.
Por fim, a mesa de triagem é um equipamento extremamente útil para a reciclagem de RCD e, ao contrário do senso comum, mais importante do que o britador, porém, deve estar projetada e adequado à realidade local e condizente com o tipo de entulho a ser recebido.