Meio Ambiente de Barueri inicia reciclagem de entulho na cidade

O crescimento urbano das cidades resulta numa intensa geração de resíduos e um enorme desperdício de material. Preocupada com o destino desses resíduos inertes (entulho) na cidade, a Prefeitura de Barueri desenvolveu um mecanismo de gerenciamento de limpeza urbana, com uma estrutura adequada que atende a todos os munícipes.

Dados levantados em diversas localidades da cidade, onde é expressiva a geração dos resíduos da construção civil, mostram que eles têm uma participação importante no conjunto dos resíduos produzidos, podendo alcançar a cifra de até duas vezes mais do que lixo domiciliar. A falta de tratamento para esses resíduos gera graves problemas ambientais, o que demonstra a necessidade de políticas públicas voltadas para o gerenciamento desses resíduos.

Esse mecanismo de gerenciamento de limpeza urbana é iniciado na coleta de entulho, feita por toda a cidade, sem custo nenhum para a população. Agora, a novidade é que, além da coleta, a cidade de Barueri está dando um grande passo no assunto reciclar, com a aquisição de uma máquina recicladora.

Iniciada esse mês, a reciclagem de material inerte (entulho de construções civis) está sendo realizada através de uma máquina “britadora de mandíbula”, na área do aterro sanitário, que tem a capacidade de triturar aproximadamente 20 toneladas/hora.

“O departamento de limpeza urbana da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente tem coletado por mês uma média de 7 mil toneladas de entulho. A partir de agora esses resíduos sofrerão o processo de segregação na fonte (local de origem) e britagem no aterro de inertes, podendo voltar ao processo produtivo na forma de outros materiais (areia, bica corrida, pedra 0, pedra 1, pedra 2, etc)” explica o engenheiro Francisco Carlos Pugliesi.

O material reciclado será utilizado em obras de manutenção, de vias públicas, e de infraestrutura em vilas e favelas, pela Prefeitura de Barueri. Vale lembrar que todo esse entulho, na maioria das vezes, é retirado da obra e disposto clandestinamente em locais como terrenos baldios, margens de rios e de ruas das periferias, dificultando o trabalho de coleta de entulho da Prefeitura de Barueri, levando à degradação da qualidade de vida urbana em aspectos como transportes, enchentes, poluição visual e proliferação de doenças.
“Estamos super felizes de iniciar o trabalho de reciclagem de entulho em Barueri, e os entulhos que não tinham uma destinação correta agora serão reciclados. Mas nessa reciclagem é importante que o munícipe também faça a sua parte, não misturando resíduos da coleta domiciliar com o entulho, pois contamina o processo de reciclagem” diz Tânia Mara, secretária de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri.

Coleta de entulho
Conhecidos como entulho, estes resíduos são sobras de materiais de construção e restos de demolições. A coleta passa por toda a cidade a cada 15 dias, através de caminhões coletores de entulho.
Para saber a data da coleta no seu bairro ligue para o fone: 4199-1500, ou saiba mais no site da Prefeitura (www.barueri.sp.gov.br) acessando a página da Secretaria de Meio Ambiente.

Fonte: JNotícias.com.br | 10 de outubro de 2012

Sobre o autor
Compartilhe este post:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp