70% do entulho no Brasil é descartado incorretamente

A massa total de resíduos da construção e demolição (entulho) gerada em 2022 foi de  aproximadamente 120 milhões de toneladas. Grande parte desse resíduo é descartado de forma clandestina em rios, mares, lagoas, nas ruas, em terrenos baldios e até na rua.

Para sensibilizar a população e tentar mudar essa realidade, a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon em parceria com o Metrô de São Paulo e a Rafa Entulhos  estão colocando uma caçamba estacionária nas estações do Metrô chamando a atenção sobre a responsabilidade do resíduo da construção (entulho) de quem gera.

entulho de obras

De acordo com a resolução CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) nº 307/2002, cabe ao gerador do resíduo da construção a destinação correta e adequada do material, bem como, exigir do caçambeiro os documentos que comprovem o correto transporte do entulho.

O descarte incorreto e clandestino de entulho resulta em inúmeros prejuízos para a população e para a prefeitura. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria I&T de São Paulo em 2015, para cada metro cúbico descartado ilegalmente na rua, a prefeitura gasta R$ 150,00 para a coleta, transporte e destinação desse resíduo.

As caçambas estacionárias ficarão nas estações durante o mês de junho de 2023 e também divulgarão um site com informações sobre os locais para o descarte correto desses resíduos: mapa.abrecon.org.br

O link permite o usuário achar os locais mais próximos da obra e serve tanto para o pequeno como para o grande gerador. Além disso, há um formulário para receber denúncias de descarte irregular e clandestino de lixo e entulho.

Lembrando que o pequeno gerador de RCD – geralmente aquele que gera menos de 1 metro cúbico de entulho, pode utilizar os ecopontos da prefeitura ou, se gerar até 50 litros, pode colocar na coleta convencional.

As caçambas estacionárias são equipamentos muito utilizados para o descarte de entulho e foi escolhida como tema da campanha para que os usuários do transporte público reflitam sobre os problemas de descarte clandestino e irregular de lixo e entulho.

 

Realização: Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon

Apoio: Rafa Entulhos

Apoio: Governo do Estado de São Paulo e Metrô de São Paulo

Sobre o autor
Compartilhe este post:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Reciclagem de resíduos da construção