Dia 6 de março

Evento irá apresentar os conceitos mais atuais sobre gestão do RCD com professores experientes e dados da Pesquisa Setorial Abrecon.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Exclusivo

É voltado para usinas de reciclagem de entulho, Áreas de Transbordo e Triagem e Aterros de Inertes.

Gestão do RCD

Apresentará os conceitos mais atuais sobre o segmento da gestão do RCD.

Professores atuantes

Com mais de 10 anos de experiência em planos de resíduos sólidos, ensaios técnicos e produção de material sobre o mercado de RCD.

Patrocinadores

Gestão Integrada de RCD e Operação de Usina de Reciclagem de Entulho

O Curso de Operação de usina de Reciclagem de RCD é o único no Brasil a apresentar os conceitos mais atuais sobre o segmento da gestão do RCD com professores atuantes na área e com mais de 10 anos de experiência em planos de resíduos sólidos, ensaios técnicos e produção de material sobre o mercado de agregados reciclados e recepção de resíduos da construção.

Quem organiza

Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon é a associação das usinas de reciclagem de entulho do Brasil e desde 2011 trabalha para promover a reciclagem de resíduos da construção e demolição, o entulho.

Levi Torres e Hewerton Bartoli
  • O resíduo da construção é reciclável.
  • A destinação correta dos resíduos é de responsabilidade do gerador.
  • O agregado reciclado é mais barato e sustentável.
  • Existe mais de 360 usinas de reciclagem de entulho no Brasil.
  • Para descartar entulho ou comprar agregado reciclado, acesse: mapa.abrecon.org.br​
  • A Europa gera aproximadamente 200 milhões de toneladas de entulho por ano. Para se ter uma ideia do que isso representa, daria para construir uma rodovia de Roma até Londres com seis faixas de rolamento.
  • De acordo com Hossam, Zuan e Poon (2017) a economia com a produção de artefatos de concreto chega a 59% em energia e até 66% na geração de gases efeito estufa.
  • O custo com a remoção do entulho fica entre R$ 150,00 a R$ 190,00 a tonelada.
Entulho é o conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, etc., provenientes do desperdício na construção, reforma e/ou demolição de estruturas, como prédios, residências e pontes. O entulho de construção compõe-se, portanto, de restos e fragmentos de materiais, enquanto o de demolição é formado apenas por fragmentos, tendo por isso maior potencial qualitativo, comparativamente ao entulho de construção. O processo de reciclagem do entulho, para a obtenção de agregados reciclados, basicamente envolve a seleção dos materiais recicláveis do entulho e a britagem e classificação em equipamentos apropriados.
É comum que as cidades constantemente passem por uma verdadeira epidemia de casos de dengue oriundos dos descartes incorretos e criminosos de entulho (resíduos da construção) e lixo. O saldo disso são internações em leitos de hospitais, redução da produtividade e até mortes. Precisamos resolver o quanto antes a gestão dos resíduos, ou melhor, a falta de gestão do entulho. O poder público é parte imprescindível e precisa colaborar para a fiscalização do destino do entulho e a regulamentação do segmento de transporte de resíduos. Sem isso, inevitavelmente teremos os mesmos problemas todos os anos.

Patrocinadores

quem faz acontecer

Palestrantes

Leonardo Machado

Doutorando e Mestre em Engenharia de Construção Civil pela Escola Politécnica Universidade de São Paulo. Engenheiro Civil formado com certificado de honra ao mérito -1º lugar pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP/SP) – prêmio CREA de formação profissional. Foi professor do Departamento de Construção Civil do IFSP campus São Paulo e Auxiliar de professor no Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da USP e é Professor no curso de gestão integrada de resíduos da construção civil e operação de usina de reciclagem de entulho da ABRECON.

Co-Autor da Pesquisa Setorial da Associação Brasileira de Resíduos de Construção (ABRECON) 2020 e 2022 e Co-Autor do Manual de aplicação do agregado reciclado versão 2022 e 2023. Atuou em construções/reformas de obras e projetos de engenharia. Orientou projetos de extensão em parcerias com obras públicas.

Levi Torres

É formado em administração e marketing pela Universidade Estácio de Sá em São Paulo – SP. É coordenador da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon e especialista em projetos voltados a recuperação de aterros clandestinos, ATT (Área de Transbordo e Triagem), unidades de reciclagem de entulho e aterros de inertes. Coordena também o Programa de Qualidade Setorial da Abrecon e é professor do curso de Gestão e Operação de Usina de Reciclagem de RCD e da Universidade do RCD.

Programação

Acompanhe tudo que vai rolar no Curso de Operação de usina de Reciclagem de RCD.

Onde vai ser?

sao-paulo-cidade-capital-sp
local-curso-abrecon-aula-teorica

Local Aula Teórica:

Avenida Paulista, 1499 – Bela Vista, SP – São Paulo – CEP: 01311-200

Clique aqui para obter rotas

Fotos-unircd_2023_abrecon

Presencial

O evento é presencial com data e horário marcado. Não esqueça de salvar em sua agenda.

Patrocinadores

Inscreva-se

Insira aqui seus dados para garantir sua vaga. Lembrando que a vaga só é validada após confirmação de pagamento.

Programação

Informações importantes

Organização

Inscrições encerradas!