Segundos os engenheiros, custo da obra pode ficar até 20% menor. Mas o maior benefício é o menor acúmulo de lixo.Parece o local de um bombardeio. De fato, quatro prédios vieram abaixo aqui.
Uma antiga fábrica de cerveja foi implodida há um mês para a ampliação do sambódromo do Rio.
Homens e máquinas ainda trabalham em cima da montanha de ferro retorcido, concreto e tijolos. Cerca de 60 mil toneladas de entulho. Material suficiente para encher três mil caminhões. Pelo menos aqui no sambódromo, o que seria um grande problema virou solução.
Tudo, absolutamente tudo está sendo reaproveitado. O ferro vai direto para uma siderúrgica e o concreto fica aqui mesmo na obra.
Tem máquina que é uma usina de reciclagem móvel. Deixa o concreto velho pronto pra ser utilizado novamente. Segundos os engenheiros, o custo da obra pode ficar até 20% menor. Mas o maior benefício é outro.
A gente está evitando jogar material em lixão, evitando aumentar o estoque de lixão e conseguindo utilizar o material de obras em outras obras, explica o engenheiro de minas, Fabio Bruno Pinto.
Com a indústria da construção aquecida, a quantidade de entulho produzida no país cresceu e passou de 30 milhões de toneladas em 2010.
E apenas três capitais – São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba – cumprem a lei que determina a criação de aterros específicos para esse tipo de lixo.
A boa notícia é que a moda da reciclagem de entulho está se espalhando nas grandes obras.
Nas reformas dos estádios do Beira-Rio em Porto Alegre. E no castelão, em Fortaleza, para a copa de 2014.
Em um corredor exclusivo de ônibus, que vai ligar a Zona Oeste ao aeroporto internacional, no Rio, base da obra foi toda reforçada com o que restou das casas que foram desapropriadas e demolidas.
“A gente não precisa tirar o saibro de uma saibreira de um morro, e a gente não precisa fazer esse transporte todo. A gente precisa, a cidade precisa, e todo o universo agradece se gente fizer isso”, explica o engenheiro Eduardo carvalho.