

A reciclagem do entulho é o começo!
28 de agosto de 2025 às 08h


Evento para discussões sobre o entulho em Fortaleza e no interior do Ceará

Maior movimento de valorização do segmento de transporte de RCD e volumosos

Situação das cidades cearenses na gestão dos resíduos da construção.
Por que um Seminário Estadual de Resíduos da Construção?
O Seminário Cearense de Resíduos da Construção e Demolição é uma iniciativa da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição para avançar com as discussões sobre o entulho na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior do Ceará. Infelizmente grande parte dos resíduos da construção (entulho) ainda é descartada em aterros clandestinos e lixões. Por outro lado, ainda há uma resistência grande para que Estados e Municípios usem matérias primas sustentáveis, como a areia e a pedra reciclada.

A reciclagem de entulho é uma área nova,assim, os profissionais da construção civil ainda não fazem a gestão desse resíduo no canteiro de obras, o que impacta diretamente a destinação do material.
quem faz acontecer
Palestrantes

Levi Torres
É formado em administração e marketing em São Paulo – SP. É coordenador da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon e especialista em projetos voltados a recuperação de aterros clandestinos, ATT (Área de Transbordo e Triagem), unidades de reciclagem de entulho e aterros de inertes. Coordena também o Programa de Qualidade Setorial da Abrecon e é professor do curso de Gestão e Operação de Usina de Reciclagem de RCD e da Universidade do RCD

Veja alguns vídeos sobre a reciclagem de entulho
Visita técnica a maior usina de reciclagem de entulho de Fortaleza



O que é entulho?
Segundo a resolução CONAMA [Conselho Nacional de Meio Ambiente] nº 307 de julho de 2002, resíduos da construção são os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha
A situação das cidades alagoanas na gestão dos resíduos da construção. Todas as cidades alagoanas deveriam encerrar seus aterros clandestinos e irregulares até o dia 02 de agosto de 2024, porém, não houve avanço em políticas de destinação de resíduos da construção e atualmente o ambiente parece não evoluir. > Confira lista
Artigos sobre a reciclagem de entulho (resíduos da construção e demolição)





Se você é transportador de RCD participe do maior grupo de transporte
Os aterros clandestinos
Vamos falar sobre os crimes ambientais relacionados com a gestão do entulho? Primeiro de tudo, os aterros clandestinos que assolam as nossas cidades são alimentados por CONSTRUTORAS que não pagam a destinação dos resíduos.
- O que podemos mudar?
A gestão dos resíduos da construção (entulho) sempre foi negligenciada pelos estados e municípios. A discussão sobre os lixões e os pontos viciados visam dar conhecimento à sociedade sobre os problemas da ausência de gerenciamento desses resíduos, especialmente por que o entulho tem relação direta com focos do mosquito da dengue, desvalorização de bairros e cidades e drenagem urbana.
Além disso, o Marco Legal do Saneamento Básico, lei 14026 de 2020, obriga as cidades a encerrarem os lixões até o dia 02 de agosto de 2024.

A reciclagem do entulho é o começo! Da sustentabilidade na construção. Da geração de trabalho, renda e emprego. Da nova economia.
Programação
Acompanhe tudo que vai rolar na Universidade do RCD.

28 de agosto de 2025 às 08h
Gratuito para transportadores de RCD, usinas de reciclagem, ATTs e aterros de inertes
Painel 1
Gestão dos resíduos da construção e o combate aos lixões no Ceará
Painel 2
O uso de agregado reciclado na agenda pública
- Atualizada em Julho de 2025. Programação sujeita a alteração sem prévio aviso

Usinas de reciclagem de RCD no Ceará
As usinas associadas à nossa rede atuam com excelência na gestão e reciclagem de resíduos da construção civil (RCD), promovendo práticas sustentáveis e contribuindo ativamente para a economia circular em seus estados.
Essas usinas representam o avanço da gestão ambiental no Brasil e reforçam nosso propósito de transformar resíduos.


Quem é a Abrecon?
Somos a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon, atuante na promoção da reciclagem de RCD, combate ao descarte irregular de entulho e na qualificação do empreendedor do segmento.
Fundada em fevereiro de 2011 por empresários do setor da reciclagem de RCD, a Abrecon nasceu com a missão de promover a reciclagem dos resíduos da construção e demolição com a premissa e o entendimento que a partir disso teremos uma construção mais responsável, sustentável e vetor de desenvolvimento.
Ao longo de sua história, a Abrecon tem se pautado por valores como: compromisso ambiental, relacionamento com o mercado e promoção da causa, em especial àquelas ligadas ao combate ao descarte irregular e criminoso de entulho, uso de matérias primas sustentáveis na agenda e ao debate transversal sobre a reciclagem na construção civil.
A Abrecon é a única entidade atuante na promoção do RCD no Brasil e já conta com diversos projetos que mudaram a percepção dos resíduos da construção do ponto de vista público, de investimento, da pesquisa acadêmica e do modelo de negócio no empreendedorismo.

Monitorar e Encerrar Lixões no Ceará
O estado do Ceará tem o desafio de erradicar os lixões em um prazo de dois anos a partir de 2023, conforme estabelecido pelo Decreto nº 10.367/2023 e pelo programa “Lixão Zero”. Para alcançar esse objetivo, propõe-se a seguinte estratégia, abrangendo as fases de transição e definitiva:

Gerador
Para a correta destinação dos resíduos, é imprescindível que o gerador contrate empresas comprometidas com a destinação correta dos resíduos, porém, o que vimos no Brasil nesses últimos dez anos é o total descaso com a destinação e uma hipervalorização de serviços com preço baixo resultando em diversos crimes ambientais.
Assim, mesmo que a resolução CONAMA nº 307/2002 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei 12305/2010, obrigue o gerador a separar seus resíduos no canteiro de obras, a aplicação das normas e das leis se dá em nível local. Do lado das cidades, a esmagadora maioria sequer conta com gente especializada e não tem conhecimento sobre os resíduos da construção.
Metas:
- Estabelecer sistema de cadastro de grandes geradores
- Criar definição de PG e GG
- Vincular o CDF ao habite-se das obras de construção e reforma
- Criar regras para o transporte de resíduos da construção com especial atenção aos resíduos classe C e D

Transporte de RCD, fretes e basculantes
O transporte de resíduos da construção é constituído por empresas que oferecem a caçamba para a colocação de entulho, os caminhões basculantes e os “freteiros”, pequenos empresários ou pessoas físicas que oferecem um serviço personalizado na coleta, transporte e destinação dos resíduos. É muito comum esses profissionais não trabalharem apenas com entulho
Sugestão de metas para o transporte de RCD e volumosos:
- Seminários locais sobre precificação dos serviços de transporte e remoção de resíduos;
- Orientação aos municípios sobre a regulamentação do transporte de RCD por caçamba, carroça e basculante
- Orientação aos empresários do setor de transporte de resíduos
- Proibição de transporte de resíduos da construção com tração animal e humana;
- Proibição de transporte de RCD e volumosos em caçambas com volume superior a 6m³
Combate aos crimes e infrações ambientais
Os crimes e infrações ambientais associados à gestão dos resíduos da construção e demolição acontecem, em grande parte, pela ausência de política pública e omissão da prefeitura na condução de níveis seguros e sustentáveis na destinação dos resíduos da construção e volumosos

Onde vai ser?

Local:
Ceará
Conheça a cidade de São Paulo

Edifício Martinelli

Páteo do Colégio

Mosteiro de São Bento

Theatro Municipal

Mercado Municipal

Farol Santander
Hotéis na região

Novotel Jaraguá
Bairro: Centro Distância do local: 2 km

Sooz
Bairro: Centro Distância do local: 2 km (Clique no nome do hotel para entrar no site)

San Raphael
Bairro: Centro Distância do local: 3 km (Clique no nome do hotel para entrar no site)

Caravelas
Bairro: Centro Distância do local: 3 km (Clique no nome do hotel para entrar no site)

B&B Hotels
Bairro: Luz Distância do local: 4 km (Clique no nome do hotel para entrar no site)

Rojas All Suite
Bairro: Santa Cecília Distância do local: 4 km (Clique no nome do hotel para entrar no site)

Quality Faria Lima
Bairro: Pinheiros Distância do local: 7 km

Stay Charlie
Bairro: Pinheiros Distância do local: 8 km (Clique no nome do hotel para entrar no site)

Ibis Style
Bairro: Pinheiros Distância do local: 8 km (Clique no nome do hotel para entrar no site)

Hilton Garden Inn
Bairro: Pinheiros Distância do local: 9 km

Estanplaza
Bairro: Vila Olímpia Distância do local: 8 km (Clique no nome do hotel para entrar no site)

Go Inn
Bairro: Jaguaré Distância do local: 3 km

Intercity
Bairro: Jardins Distância do local: 8 km (Clique no nome do hotel para entrar no site)

Bê Hotel
Bairro: Barra Funda Distância do local: 6 km (Clique no nome do hotel para entrar no site)
O mercado da reciclagem de RCD
O Brasil é um dos maiores mercados da destinação e reciclagem de entulho, ainda sim, 70% dos resíduos da construção e demolição são descartados de forma clandestina e criminosa gerando prejuízos de toda ordem.
Os crimes ambientais relacionados à gestão dos resíduos da construção inviabilizam a reciclagem e comprometem a saúde das pessoas, o solo, o ar e as águas. Já estamos sentindo os efeitos da devastação de florestas, da contaminação das águas, da poluição do ar e de inúmeras ações que podem impactar não apenas a próxima geração, mas por em risco a nossa saúde, segurança e até a nossa sobrevivência.


FAQ - Perguntas frequentes
O Movimento de Valorização do Transporte de Resíduos da Construção nasceu em 2020 dentro da Abrecon para qualificar e sensibilizar o setor de caçambas estacionárias e basculantes sobre a necessidade em profissionalizar o segmento.A partir do primeiro evento organizado em 2020, antes da pandemia de COVID-19, as reuniões focaram em eventos e projetos para reunir o maior número de empresas.
Consideramos transporte de resíduos toda forma de movimentação do RCD (Resíduos da Construção e Demolição) do gerador para um local de destino. Nessa definição entram os caminhões basculantes, caçambas estacionárias, transporte com carroça com tração animal ou humana.
A regulamentação do transporte dos resíduos da construção é um conjunto de normas e leis para regular a relação entre o transportador e gerador e gerador e destinatário do resíduo.
O Seminário Nacional dos Transportadores de Resíduos da Construção e ATT 2024 é organizado pela Abrecon em parceria com um pool de empresas transportadoras de RCD e volumosos da Região Metropolitana de São Paulo.
A Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição foi fundada em 2011 em virtude dos avanços na política ambiental no Brasil e como plataforma para elevar a discussão sobre resíduos da construção [entulho] no país a um outro nível.
Somos a maior referência em resíduos da construção e demolição no Brasil.
Somos os maiores pesquisadores sobre os hábitos de geração de RCD e de aplicação do agregado reciclado, bem como, de informações sobre os diversos atores do mercado de destinação de resíduos da construção.
A responsabilidade pelo resíduo é do gerador, assim, a partir da resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) nº 307/2002, a responsabilidade pela destinação do material passou a ser oficialmente do gerador, bem como, responder pela caçamba durante o período de locação do equipamento. Ainda sobre responsabilidade do resíduo, tanto a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12305 e o Marco Legal do Saneamento Básico, lei 14026/2020 atribuem ao gerador do resíduo a função de destiná-lo adequadamente
O ecoponto, nome mais comum para espaços públicos para a recepção de resíduos da construção (entulho) e volumosos, é o local adequado para a destinação de entulho e móveis velhos de forma legal e correta. Esses espaços recebem até 1m³ (um metro cúbico) de RCD e resíduos volumosos por habitante por dia.
O gerador do resíduo deve ligar para uma empresa transportadora (caçambeiro) e pedir uma caçamba sempre informando o tipo de entulho a ser transportado.
Qual é o valor de uma caçamba de entulho?
Algumas empresas cobram antecipadamente outras após a remoção da caçamba.
O custo médio para a locação de uma caçamba no Brasil pode variar. Em geral, as capitais possuem preços entre R$ 350,00 a R$ 550,00 de acordo com o resíduo. Esses dados são atinentes aos dados coletados do setor entre 2020 a 2022, portanto, podem estar defasados no momento da leitura dos dados e após 2022.
Em geral há regras para a colocação dos resíduos numa caçamba estacionária. Consulte o transportador sobre a política de colocação e transporte de resíduos, bem como, atente-se ao contrato de prestação de serviço
Acesse: mapa.abrecon.org.br ou ligue para a prefeitura para obter o endereço do ecoponto mais próximo.
Os ecopontos são espaços públicos licenciados e identificados para receber resíduos da construção e volumosos de pequenos geradores, em geral até 1m³ por dia.
As usinas de reciclagem de entulho cobram o resíduo de acordo com a sua condição. A partir da triagem e limpeza do resíduo, eles jogam o material num equipamento chamado britador. A partir disso, ele fratura o resíduo e envia para uma peneira vibratória. Ali são produzidos areia, pedra, bica e rachão reciclados.
Desde 2015 a Abrecon ouve todos os atores envolvidos na gestão dos resíduos da construção e demolição no Brasil. Com essas informações, dá pra saber quanto o país gera de RCD, quanto produz de agregado reciclado e quais são os principais problemas do setor.
Se você é transportador, usina de reciclagem de RCD, ATT, aterro de inertes, secretaria municipal ou estadual, ministério do meio ambiente, fornecedor do segmento, ministério público ou TCE e TCM, entre em contato conosco e colabore.
As informações sobre o entulho são imprescindíveis para a construção de objetivos e metas, bem como, para avançar com políticas públicas para o segmento da reciclagem de RCD.
No curso de gestão e operação de usina de reciclagem de entulho, nós apresentamos o estado da arte na gestão e reciclagem de RCD.
A Abrecon organiza o único curso no Brasil voltado exclusivamente à reciclagem de entulho com professores com mais de 10 anos de experiência no setor e tradição em eventos focados na reciclagem de resíduos da construção.
Além disso, é o único curso no país com visita técnica a uma usina de reciclagem de RCD, dados atualizados conforme a Pesquisa Setorial Abrecon e pioneirismo em pesquisas sobre gestão dos resíduos e aplicação do agregado reciclado.

Inscrições encerradas
Programação
Informações importantes
- 28 de agosto de 2025 às 08h
- Ceará