Encontro Nacional das Usinas de Reciclagem de RCD apresenta dados inéditos sobre a reciclagem de entulho no Brasil

Mais da metade dos resíduos da construção e demolição (RCD) são descartados de forma clandestina e irregular no Brasil. O país recicla apenas 16% do total de resíduos da construção gerados.

O Encontro Nacional das Usinas de Reciclagem de RCD 2021, promovido pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon no dia 24 de novembro de 2021, abordou os dados do setor de usinas de reciclagem de entulho com base nas informações mais recentes da Pesquisa Setorial Abrecon 2020.

A Pesquisa Setorial Abrecon 2020 é o único levantamento sobre resíduos da construção e demolição (RCD) no país e mapeia toda a cadeia do RCD, da geração até a destinação.

As usinas de reciclagem de entulho produzem 25 milhões de metros cúbicos de agregado reciclado, produto oriundo da reciclagem de entulho e que pode substituir o agregado natural de pedreira ou porto de areia.

82% das usinas de reciclagem de RCD são Micro empresas, ou seja, tem entre 5 a 20 funcionários e recebem em média 2000 metros cúbicos de RCD por mês. São unidades de reciclagem que estão nas Regiões Metropolitanas e em cidades com população superior a cem mil habitantes.

A Pesquisa Setorial Abrecon 2020 também identificou diferenças consideráveis nos layouts das usinas de reciclagem de RCD. Levi Torres, coordenador da Abrecon e palestrante do evento destaca que o parque tecnológico das unidades de reciclagem são, em sua grande maioria, carentes de equipamentos de limpeza e triagem dos resíduo, o que resulta em um agregado reciclado com quantidade de impureza acima do estabelecido pela norma técnica.

O Encontro Nacional das Usinas de Reciclagem de RCD 2021 aconteceu no dia 25 de novembro de 2021 em São Paulo e contou com a parceria da Universidade de São Paulo – USP, Instituto de Pesquisa Tecnológicas – IPT e patrocínio da Envimat – Equipamentos para Reciclagem

Sobre o autor
Compartilhe este post:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp