Dia Mundial do Meio Ambiente tem pacote de ações

Dia Mundial do Meio Ambiente tem pacote de ações

Conscientizar a população sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Esse é o foco do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Nessa data, a partir das 18h, no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin e o secretário do Meio Ambiente Rubens Rizek, iniciam as comemorações com a assinatura de decretos, anúncios e entrega de medalha. Haverá ainda, ao longo da semana, inaugurações e shows.
Reconhecimento
Reconhecer personalidades que tenham contribuído de maneira relevante para a educação, preservação e recuperação ambiental de São Paulo ou que de algum modo tenham colaborado para o sucesso e incentivo dessas ações. Por isso, como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a SMA entrega a Medalha João Pedro Cardoso a oito pessoas que dedicaram seu tempo à causa ambiental.
Além das medalhas, serão feita homenagem a entidades parceiras pelo trabalho de destaque que desenvolvem no combate a incêndios florestais.
Estratégias ambientais
A educação ambiental é parte importante da preservação do meio ambiente e deve começar cedo. A Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA/SMA) produz material para disseminar o conhecimento e sensibilizar sobre a temática ambiental. Para ampliar o alcance das informações, a SMA criou os projetos audiovisuais Caderninho Verde e suas Estórias e Rodas sobre Rotas, ambos em parceria com a Fundação Padre Anchieta – TV Cultura. Coube a SMA disponibilizar e fornecer todo o conteúdo técnico-temático, além de coordenar a adaptação dos roteiros e a direção de arte dos programas e à TV Cultura produzi-los e exibi-los. Caderninho Verde e suas estórias e Rodas sobre Rotas, respectivamente, programetes inspirados em livros de educação ambiental e série para mostrar a diversidade socioambiental paulista.
A SMA também anuncia o lançamento do Portal da Biodiversidade (http://portaldabiodiversidade.sp.gov.br), um instrumento estratégico e moderno que permite agregar parceiros, regiões e setores econômicos na árdua tarefa de conservar e promover a restauração da biodiversidade em nossas terras e águas.
Conservação ambiental
Também no evento haverá assinatura de decretos que visam à restauração e preservação ambiental.
– Decreto que Cria o Programa Estadual de Incentivo à Restauração das Matas Ciliares.
– Decreto que institui o Mico Leão Preto como Patrimônio Ambiental Paulista.
– Decreto que institui o SIGOR – Sistema de Gerenciamento On Line de Resíduos Sólidos.
Também na ocasião será assinado um protocolo de intenções entre a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e a Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB) sobre logística reversa para reciclagem de veículos.
– Decreto que cria a Floresta Estadual do Noroeste Paulista, em Rio Preto.
– Autorizo do governador para entrega de equipamento contra incêndio em 22 unidades de conservação do Instituto Florestal (IF).
À serviço do meio ambiente
Também no evento, tomará posse o novo presidente da Fundação Florestal (FF), Ítalo Mazzarella, e serão designados pelo governador os membros do Conselho Consultivo do SIGAP (Sistema de Informação e Gestão de Áreas Protegidas e de Interesse Ambiental do Estado de São Paulo).
Outras atrações
As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente continuam na sexta-feira, 6 de junho, às 15 horas, no Jardim Botânico, com a inauguração da Ecobrinquedoteca e o lançamento do livro Jardim Botânico do Estado de São Paulo 21 anos de Inovações.
Esporte, lazer e diversão
Já no sábado, 7, às 15 horas, no Parque da Juventude, será inaugurada a Pista de Skate Chorão. Em seguida, haverá show com grupo cover do Charlie Brown Jr. (em homenageado ao artista falecido).
E, para encerrar os festejos, domingo, 8, às 11 horas, no Parque Cândido Portinari, haverá show da cantora Fortuna e Banda. Logo após o show, será oferecida oficina gratuita de material reciclado.

Fonte: Sistema Ambiental Paulista | 04 de junho de 2014

Sobre o autor
Compartilhe este post:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp