Universidade do RCD

Exclusivo para Usinas de Reciclagem de RCD

31 de março às 08h

USP

Inscrições encerradas!

Conteúdo exclusivo com professores especialistas no tema. Mais de 10 anos em aplicação de agregado reciclado, gestão de usinas de reciclagem, ATT e Aterros de Inertes.

A Universidade do RCD é parte do RCD Lab, parceria entre Abrecon, USP e IPT para aproundar as pesquias sobre A.R. e RCD no Brasil.

Gestão de uma usina de reciclagem de RCD, ATT, transporte, procedimento, venda de serviços e A.R. e qualidade

Programação

*Sujeita a alteração​

31/03, às 8h

Tema

Horário

  • Setor de destinatários de RCD e definição de vocação regional para recepção e venda de A.R. 08h10 às 08h45

    Palestrante: Levi Torres

  • Estratégia de comunicação e posicionamento para usinas de reciclagem de RCD 08h45 às 09h30

    Palestrante: Hewerton Bartoli

  • Soluções de reciclagem e destinação para pequenas e médias cidades 09h30 às 10h15

    Palestrante: Robson Biela

  • Intervalo - Coffee Break 10h15 às 10h40
  • Elementos cimencícios e aplicação do ARCI 10h40 às 11h30

    Palestrante: Leonardo Machado

  • Padronização do agregado reciclado e critérios de recepção de RCD 11h30 às 12h25

    Palestrante: Sérgio Ângulo

  • Apresentação dos ensaios técnicos mais importantes para o agregado reciclado 12h25 às 13h10

    Visita ao laboratório de ensaios da USP

Único evento com conteúdo exclusivo com especialistas no setor.

Em parceria com a Universidade de São Paulo – USP e Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT

Hewerton Bartoli

Formado em Administração pela PUC Minas e pós-graduado em MBA Executivo da Construção Civil pela FGV. Trabalhou por três anos como consultor empresarial, inclusive sendo destaque como presidente de empresa júnior da universidade. Foi diretor comercial da DESMONTEC, empresa especializada em demolições civis e industriais, com reciclagem móvel de resíduos inertes em obras de diferentes proporções e naturezas por todo o Brasil. Tem expertise para projetos e empreendimentos que envolvam certificação LEED e ACQUA, bem como elaboração e gerenciamento de PGRCC – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil. É diretor da empresa R3ciclo, especializada na gestão de resíduos sólidos da construção civil e demolição.

Leonardo Machado

Doutorando e Mestre em Engenharia de Construção Civil pela Escola Politécnica Universidade de São Paulo. Engenheiro Civil formado com certificado de honra ao mérito -1º lugar pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP/SP) – prêmio CREA de formação profissional. Foi professor do Departamento de Construção Civil do IFSP campus São Paulo e Auxiliar de professor no Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da USP e é Professor no curso de gestão integrada de resíduos da construção civil e operação de usina de reciclagem de entulho da ABRECON.

Co-Autor da Pesquisa Setorial da Associação Brasileira de Resíduos de Construção (ABRECON) 2020 e 2022 e Co-Autor do Manual de aplicação do agregado reciclado versão 2022 e 2023. Atuou em construções/reformas de obras e projetos de engenharia. Orientou projetos de extensão em parcerias com obras públicas.

Levi Torres

13 anos de experiência no setor de usinas de reciclagem de RCD com mais de 150 usinas de reciclagem de entulho visitadas. Já visitou as usinas de reciclagem de todos os estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Participou dos debates para alterar a resolução CONAMA nº 307, NBR 15116/2021, Programa da Qualidade Setorial, D.As e leis municipais sobre RCD.

É professor do curso de gestão e operação de usinas de reciclagem de entulho, único no Brasil com mais de 1500 alunos formados desde 2012. Coordena também o Programa de Qualidade Setorial, único voltado exclusivamente ao mercado de usinas de reciclagem de entulho, e de seminários e encontros.

Raphael Baldusco

Mestre em Engenharia de Construção Civil pela Escola Politécnica Universidade de São Paulo (2018). Engenheiro Civil formado pela Universidade Anhembi Morumbi (2012). Foi professor da mesma universidade no curso de Engenharia Civil e Arquitetura. Pesquisador Assistente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) há 10 anos, atuando com foco em materiais cimentícios, caracterização, gestão e aplicação de agregado reciclado.

Robson Biela

Engenheiro civil pela UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ano 2012.

Mestrando em meio ambiente e sustentabilidade pela UNILA (UNIVERSIDADE Federal da Integração Latino Americana). Coordenador do comitê de meio ambiente -Sinduscon oeste – PR. 10 anos de operação de usina de reciclagem de RCD future reciclagem inteligente.

Sergio Angulo

Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre e Doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado em universidades estrangeiras (Alemanha e Estados Unidos). É docente do Departamento de Engenharia de Construção Civil e Urbana da POLI USP, com especialidade em reciclagem e aproveitamento de resíduos na construção.

Inscrições encerradas

Preencha os campos abaixo para se inscrever

Anexar comprovante

Fotos UniRCD 2023

Confira as fotos do evento. Clique no botão correspondente.

Aviso: Fotos ficarão disponíveis para download até dia 14/04.