Inscreva-se para o Workshop EaD da Abrecon

A apresentar os conceitos mais atuais sobre gestão do RCD com professores experientes e dados da Pesquisa Setorial Abrecon.

13.08.2020

VIA VÍDEO CHAMADA (ZOOM)

Gestão Integrada de RCD e Operação de Usina de Reciclagem de Entulho

O curso de Gestão Integrada de Resíduos da Construção e Operação de Usina de Reciclagem de Entulho é o único no Brasil a apresentar os conceitos mais atuais sobre o segmento da gestão do RCD com professores atuantes na área e com mais de 10 anos de experiência em planos de resíduos sólidos, ensaios técnicos e produção de material sobre o mercado de agregados reciclados e recepção de resíduos da construção.

equipe-curso-20ed-02

Quem organiza:

Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon é a associação das usinas de reciclagem de entulho do Brasil e desde 2011 trabalha para promover a reciclagem de resíduos da construção e demolição, o entulho.

Pra quem é voltado este evento?

Para usinas de reciclagem de entulho, Áreas de Transbordo e Triagem
e Aterros de Inertes.

Brindes

Manual de Aplicação do Agregado Reciclado

Diretivas exclusivas

Problema do descarte irregular de entulho

É comum que as cidades constantemente passem por uma verdadeira epidemia de casos de dengue oriundos dos descartes incorretos e criminosos de entulho (resíduos da construção) e lixo. O saldo disso são internações em leitos de hospitais, redução da produtividade e até mortes.

Precisamos resolver o quanto antes a gestão dos resíduos, ou melhor, a falta de gestão do entulho. O poder público é parte imprescindível e precisa colaborar para a fiscalização do destino do entulho e a regulamentação do segmento de transporte de resíduos.

Sem isso, inevitavelmente teremos os mesmos problemas todos os anos.

Programação

Acompanhe tudo que vai rolar no Curso Online de RCD – Operação de Usina e Aplicação do Agregado.

* Programação sujeita a alteração

Palestrantes

Levi Torres

Graduado em administração em São Paulo, liderou por dois anos a associação do setor de reciclagem de óleos e gorduras vegetais e produção de biodiesel. Em outubro de 2010, foi o responsável pela fundação da ABRECON, a qual é coordenador, participando ativamente de comitês e grupos de trabalho que defendem o interesse do segmento de RCD. É atual secretário do CB-18 – Comitê Brasileiro para revisão da norma técnica da ABNT para aplicação de agregado reciclado e responsável pelos Seminários Nacionais e Internacionais, Encontros Técnicos e Cursos de Gestão e Operação de Usina de Reciclagem de Entulho.

Sérgio Cirelli Angulo

Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre e Doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado em universidades estrangeiras (Alemanha e Estados Unidos). É docente do Departamento de Engenharia de Construção Civil e Urbana da POLI USP, com especialidade em reciclagem e aproveitamento de resíduos na construção.

Bruno Lozano

Bruno Lozano é empresário e consultor com ampla experiência em metodologia de gestão, empreendedorismo e desenvolvimento humano.

É mentor de pequenos e médios empreendedores com foco em gestão para resultados, tendo treinado presencialmente mais de 1.000 empresários.

Além de criador do método Ritual de Gestão, é também facilitador do Programa Empretec [ONU/Sebrae] e docente da Pós Graduação em Excelência Operacional do Hospital Albert Einstein.

Curiosidades ambientais

Gestão e controle dos resíduos da construção e demolição

O resíduo da construção é reciclável.

A destinação correta dos resíduos é de responsabilidade do gerador.

O agregado reciclado é mais barato e sustentável.

Existe mais de 360 usinas de reciclagem de entulho no Brasil?

Para descartar entulho ou comprar agregado reciclado, acesse: mapa.abrecon.org.br

A Europa gera aproximadamente 200 milhões de toneladas de entulho por ano. Para se ter uma ideia do que isso representa, daria para construir uma rodovia de Roma até Londres com seis faixas de rolamento.

De acordo com Hossam, Zuan e Poon (2017) a economia com a produção de artefatos de concreto chega a 59% em energia e até 66% na geração de gases efeito estufa.

O custo com a remoção do entulho fica entre R$ 150,00 a R$ 190,00 a tonelada.

O que é entulho?

Entulho é o conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, etc., provenientes do desperdício na construção, reforma e/ou demolição de estruturas, como prédios, residências e pontes.

O entulho de construção compõe-se, portanto, de restos e fragmentos de materiais, enquanto o de demolição é formado apenas por fragmentos, tendo por isso maior potencial qualitativo, comparativamente ao entulho de construção.

O processo de reciclagem do entulho, para a obtenção de agregados reciclados, basicamente envolve a seleção dos materiais recicláveis do entulho e a britagem e classificação em equipamentos apropriados.

Onde vai ser?

Evento online

Plataforma: Vídeo Chamada (Zoom)

PREENCHA SEUS DADOS

e realize o pagamento para garantir sua vaga.

Nome completo:*

Telefone (com DDD):*

Email:*

CPF:*

CEP:*

Número:*

Cartilha acompanha?

Estou de acordo com o Termo de Inscrição.

Contate-nos

Por favor, fique a vontade para nos enviar um e-mail. Retornaremos o mais breve possível.