Usina de reciclagem de RCD sem projeto

 em Notícias

A falta de um projeto escrito é a maior evidência de amadorismo no negócio. Reunir as ideias básicas do intento é a premissa para o entendimento da reciclagem de entulho e consequente definição de estratégia

A gênese do problema é seguramente a ausência de estratégia das usinas de reciclagem de resíduos da construção no enfrentamento dos problemas mais óbvios do setor.

Uma usina de reciclagem de RCD sem projeto é uma casa sem planta, ou seja, está à deriva ao sabor dos acontecimentos e da intempestividade, a casa ou a usina.

Eu aposto no planejamento, no estudo, na organização e no projeto detalhado e aprofundado sobre o ambiente de negócio. Diante do colossal desafio de receber resíduos da construção e vender agregado reciclado, não resta opção senão a dedicação séria e comprometida com o negócio.

Você compra um terreno, levemente inclinado e com solo alagado. O terreno está num vale próximo a um rio que transborda com precipitação de chuva em sua nascente.

As condições não são amistosas e parece ser impossível construir ali uma casa segura e confortável. Pode ser possível um estábulo ou alguma cultura, mas caberá ao engenheiro uma análise do espaço e decisão dos riscos.

Essa analogia serve particularmente para as usinas de reciclagem de entulho nos rincões do Brasil que iniciaram seus negócios baseado num sonho, num devaneio, numa quimera sem base técnica e científica nenhuma, exposto a qualquer tipo de argumento barato de fornecedor, de político e até da ingenuidade na interpretação do ambiente externo.

Mais uma vez: uma usina de reciclagem de RCD não vai acabar com o descarte clandestino de lixo e entulho na cidade, muito menos com o hábito dos geradores negligentes na gestão dos resíduos.

RCD sem projeto
Descarte irregular de resíduos da construção na cidade de Três Pontas – MG

Aqui eu não estou desestimulando o negócio da reciclagem de entulho, ao contrário, estou fomentando a inteligência, a sensatez, o planejamento, o mínimo para um empreendimento tão complexo como uma usina de reciclagem, tão dependente do ambiente externo como nenhum outro.

A ingerência do poder público no negócio demanda um planejamento completo do empreendimento, pois a toda e qualquer hora o ambiente político pode mudar. Mais fiscalização, mais entulho [na usina], menos fiscalização, menos entulho. Fiscalização = órgão público.

O investimento num destinatário de RCD já é incerto, alguns levantamentos apontam para um ROI [Return On Investment] entre cinco a sete anos, agora imagine um negócio montado sem planejamento e estratégia de ação para o enfrentamento dos problemas…

Sem projeto a casa cai.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

Por favor, fique a vontade para nos enviar um e-mail. Retornaremos o mais breve possível.

aluguel de caçamba