Reciclagem de materiais de construção: uma opção sustentável

 em Notícias
A reciclagem de materiais de construção é uma atividade realizada no Brasil há pelo menos 10 anos, mas tem se consolidado nos últimos três anos. A forma como ela é realizada é simples: sobras de materiais de construção são encaminhadas a empresas recicladoras que fazem a separação e depois geram o chamado agregado reciclado (areia, pedrisco, brita e rachão).
Além de evitar o envio desses materiais a aterros sanitários, a reciclagem reduz custos, pois o agregado reciclado é entre 30% e 50% mais barato que o produto original.
Para que tudo isso aconteça, no entanto, é preciso que quem contrate o serviço de caçamba dê preferência a empresas que destinem o material a recicladoras. “O proprietário do imóvel que inicia uma reforma precisa se conscientizar de que é um gerador de resíduos e que é sua responsabilidade dar uma destinação adequada a este material”, diz Gilberto Meirelles, presidente da ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição) e sócio da Estação Resgate.
A dica para deixar a opção pela reciclagem economicamente vantajosa é separar de forma correta os resíduos, sem misturar os materiais de construção com outros produtos, como plástico,papel, vidros e lixo comum. Caso contrário, o custo desta separação terá de ser repassado pela recicladora.

“A melhor atitude é exigir que o transportador da caçamba informe e comprove para onde levou o material. E o contratante pode dar preferência para uma empresa que direcione o material a uma recicladora”, explica Meirelles.
Neste caso, o papel do instalador hidráulico é o de assumir uma postura de consultor e sugerir ao contratante que adote esta postura e ajudando a fazer a separação correta do material.
Outra posição sustentável é a de adquirir os agregados recicláveis, utilizando um produto de menor impacto ambiental
em seus trabalhos.

Jornal do Encanador | Agosto de 2011

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

Por favor, fique a vontade para nos enviar um e-mail. Retornaremos o mais breve possível.