Pesquisa Setorial Abrecon revela que a maior parte dos resíduos da construção ainda são destinados de forma clandestina e irregular

 em Notícias

A maior parte dos Resíduos da Construção e Demolição (RCD) ainda são destinados de forma incorreta em aterros clandestinos, aterros sanitários e pontos viciados é o que revela o Relatório Setorial Abrecon 2020.

Aterros sanitários e lixões ainda são os locais mais comuns indicados pelas prefeituras, embora ilegais e proibidos pela legislação ambiental.

Único relatório sobre o setor de resíduos da construção e demolição do Brasil, o Relatório Setorial Abrecon ouviu aproximadamente 120 unidades de reciclagem de entulho, cidades, estados, órgãos do Ministério Público e transportadores de resíduos. É a pesquisa mais completa da história do setor de RCD.

A Pesquisa Setorial Abrecon ainda revela um fato já conhecido: Estados e municípios não dispõem de políticas públicas para o combate ao descarte irregular de entulho e a grande maioria dos Estados não reconhecem a existência de aterros clandestinos em seus territórios, o que ratifica a dificuldade dos órgãos públicos em administrar com inteligência.

Além da dificuldade em gerir o sistema de resíduos da construção, a grande maioria dos municípios não têm compromisso com a agenda sustentável, ou seja, a substituição de matérias primas por itens sustentáveis e ecológicos, como o agregado reciclado que pode substituir o agregado natural oriundo da pedreira ou do porto de areia.

Os dados completos da Pesquisa Setorial Abrecon 2020 serão apresentados no Encontro Nacional das Usinas de Reciclagem de RCD em São Paulo no dia 25 de novembro de 2021.

25 de novembro às 08h em São Paulo – SP

Inscreva-se em: www.abrecon.org.br

ou pelo nosso WhatsApp: 11 3862 7118

25/11/2021 às 08h – Casa Pompeia

Acesse: www.abrecon.org.br/encontro-nacional

VAGAS LIMITADAS – ENTRADA COM CARTEIRINHA DE VACINA CONTRA COVID-19

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

Por favor, fique a vontade para nos enviar um e-mail. Retornaremos o mais breve possível.

/*Encontro 2021*/ Reciclagem de entulhoEncontro das Usinas de Reciclagem de Entulho