GM FAZ PARCERIA COM O IPT PARA RECICLAR O ENTULHO

 em Notícias
Uma parceria inédita entre a General Motors do Brasil e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizará a desconstrução de 40 mil metros quadrados de edificações, de forma sustentável, na fábrica de São Caetano do Sul (SP). Os seis prédios, construídos há mais de 60 anos, serão cuidadosamente desmontados e os resíduos serão reciclados na construção de um novo edifício ou reaproveitados.

O projeto de desconstrução nasceu da necessidade da GM de otimizar seus espaços, que hoje são ineficientes devido à arquitetura e layouts antigos, não atendendo as necessidades atuais dos negócios da empresa. Segundo Cláudio Eboli, diretor de Engenharia de Manufatura – Projetos e Instalações da GM América do Sul, quando uma obra dessas é realizada sem critérios e nos padrões convencionais, o impacto no meio ambiente é significativo.

Com duração prevista de 18 meses, entre desconstrução e construção, o trabalho evitará que mais de 1.500 caminhões de resíduos sejam direcionados para os aterros industriais de São Paulo. O processo também permitirá economizar outros 1.000 caminhões de terra de jazidas naturais que teriam de ser utilizadas para nivelamento do local, sendo substituídas por material reciclado.

Todo o resíduo terá um fim específico de acordo com sua classificação, atendendo as práticas de sustentabilidade. As madeiras serão pré-classificadas, certificadas e posteriormente vendidas. A empresa não precisará comprar nem retirar do meio ambiente terra das jazidas para aterros, pois tudo será reutilizado. Por exemplo, colunas e vigas passarão por um processo de separação do material metálico do concreto; em seguida, serão moídas e utilizadas no aterro do terreno e na substituição da pedra britada no concreto novo.

Fonte: Brasil Turis | 07 de junho de 2011 | http://acessa.me/ezg9

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

Por favor, fique a vontade para nos enviar um e-mail. Retornaremos o mais breve possível.