Frente Parlamentar Ambientalista em Porto Alegre

 em Notícias
A Frente Parlamentar Ambientalista estará presente em Porto Alegre nos dias 25 e 26 de janeiro para discutir o tema Segurança Alimentar e a política de Resíduos Sólidos dentro do II ENCONTRO BRASILEIRO DE SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE, que será realizado no salão nobre do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Este evento: “Articulação Política pela Sustentabilidade”, reunirá nos dias 25 a 27 de janeiro os secretários estaduais e municipais do meio ambiente de todo o Brasil, durante a realização do Fórum Social Mundial Justiça Ambiental e Social.

No dia 25/01, às 14 horas, ocorrerá o Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos. O evento é mais uma etapa dos seminários que estão sendo realizados em diversas capitais em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica; CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem; ANAMMA – Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente e a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

O seminário contará com a participação do Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki; o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), Paulo Simão; o presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMA), Mauro Buarque e o presidente do Compromisso Empresarial pela Reciclagem (CEMPRE), Victor Bicca. O painel será presidido pela consultora ambiental, Rejane Pieratti.

Dia 26/01, ÀS 9h será realizado o 5º seminário regional: Ciclo de Palestras e Debates da Frente Parlamentar Ambientalista para a Rio+20 – em busca de uma economia sustentável., promovido pela Frente, SOS Mata Atlântica, Comissão do Meio Ambiente e a Subcomissão da Comissão do Meio Ambiente para a Rio + 20.“Sustentabilidade Ambiental e Segurança Alimentar” será o tema da discussão em Porto Alegre.

O presidente do painel será o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e da Subcomissão da Câmara dos Deputados para a Rio + 20, deputado Sarney Filho. Os palestrantes são: o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), ex-ministro do Desenvolvimento Social, José Graziano; o ex-ministro do desenvolvimento Social e Combate à fome, Patrus Ananias; o coordenador do Acordo Social sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+ 20 no CDES e diretor- técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio; o negociador-chefe do Brasil na Rio+20, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado e o coordenador-residente do sistema Organização das Nações Unidas no Brasil.

A discussão sobre Segurança Alimentar em Porto Alegre faz parte de uma série de seminários que a Frenteestá promovendo com vistas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO + 20, que será realizada em junho de 2012. O objetivo dos debates é sistematizar um diagnóstico e propor alternativas para solucionar os principais problemas relacionados à questão ambiental no Brasil.

“Estamos às vésperas de uma reunião mundial, talvez a mais importante desse início do século 21. Neste momento o mundo vive uma crise econômica que se alastra e preocupa a todos. Mas isso não é nada diante da emergência ambiental que enfrentamos que coloca em risco a própria vida no Planeta”, afirma o coordenador da Frente Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA).

Porto Alegre fechará o ciclo de debates regionais iniciado no ano passado: Meio Ambiente Urbano – realizado em São Paulo (Sudeste); Energia, em Recife (Nordeste);Biomas Manaus (região Norte) e em Cuiabá, onde foram discutidas questões ligadas aos Recursos Hídricos (Centro-Oeste).

Sobre a Frente Parlamentar Ambientalista

A Frente Parlamentar Ambientalista, criada em 1997, é constituída por deputados, senadores e entidades da sociedade civil. Atua na promoção de debates e na elaboração de propostas pautadas pela preocupação com o desenvolvimento sustentável. Costumeiramente, os mais diversos segmentos da sociedade são ouvidos nas audiências, encontros e seminários promovidos pela frente.

Sobre a RIO+20

RIO + 20 é a abreviatura para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que se realizará no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012. A expressão “+20” deve-se ao fato de que a conferência ocorrerá vinte anos depois da “Rio 92”, ou “ECO 92”, que também ocorreu no Rio de Janeiro e é considerada a mais importante conferência ambiental mundial até hoje.
Fonte: Rejane Pieratti | 15 de janeiro de 2012

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

Por favor, fique a vontade para nos enviar um e-mail. Retornaremos o mais breve possível.