Encontro Nacional das Usinas de Reciclagem de Entulho apresenta parceria inédita e premia as unidades de reciclagem de RCD

 em Notícias

O Brasil produz mais de 100 milhões de toneladas de resíduos da construção e demolição (entulho), porém recicla apenas 16% disso.

O Encontro Nacional das Usinas de Reciclagem de RCD 2021, promovido pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon no dia 24 de novembro de 2021, abordou os dados do setor de usinas de reciclagem de entulho com base nos dados mais recentes da Pesquisa Setorial Abrecon 2020.

A grande parte dos resíduos da construção são destinados a aterros clandestinos, ilegais e em muitos casos há associação criminosa para a administração de áreas com o descarte clandestino de resíduos industriais e perigosos.

Além dos dados do setor de resíduos da construção e demolição, que envolve as usinas de RCD, ATT (Área de Transbordo e Triagem) e aterros de inertes, a Abrecon abordou as novas alterações da NBR 15116/2021, bem como a utilização de agregado reciclado na pavimentação de estrada com tráfego pesado.

Hewerton Bartoli, Levi Torres e Rafael Teixeira abordaram os detalhes da pesquisa e as ações da Abrecon para promover a profissionalização do setor de transporte de entulho (caçambeiros).

Sérgio Angulo, Valmir Bonfim e Luciano Mandinga discutiram o papel do setor de usinas de reciclagem em obras de infra estrutura e no fornecimento de agregado reciclado para funções mais sofisticadas, como concreto usinado e armação e impressão 3D

A Abrecon também entregou a placa de certificação no âmbito do Programa de Qualidade Setorial para as seguintes usinas:

Itaquareia de Itaquaquecetuba – SP

Polimix de Santana de Parnaíba – SP

SBR Reciclagem de Valinhos – SP

SBR Reciclagem de Jundiaí – SP

As usinas de reciclagem passaram por um rigoroso processo de certificação e receberam notas em áreas relacionadas aos procedimentos de recepção de RCD, comunicação e organização e compromisso com a qualidade dos serviços e do produto.

O Programa de Qualidade Setorial é um esforço da Abrecon para elevar a qualidade do segmento e amparar o empresário em itens imprescindíveis para uma unidade de reciclagem de RCD. 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

Por favor, fique a vontade para nos enviar um e-mail. Retornaremos o mais breve possível.

reciclagem de entulhoLevi Torres - RCD