Construção civil investe em reciclagem

 em Notícias

No Recife, mais de quatro mil toneladas de resíduos da construção civil (RCC) são produzidas diariamente. Dentre os insumos gerados, e que podem ser reciclados estão: papel, tijolo, gesso, madeira, ferro, cimento e areia. Dessa forma, os custos das construtoras e o gasto das prefeituras reduziram muito.

Na região metropolitana do Recife, um shopping foi construído à base dos resíduos reciclados para fazer a pavimentação das áreas internas. A estimativa é que a economia com esta prática tenha sido de R$ 4 milhões com material.

As construtoras tiveram que se enquadrar antes da nova política nacional de resíduos sólidos (PNRS) entrar em vigor. Desde 2007, a Resolução nº 307 do Conama obriga os geradores de resíduos de construção a adotarem um plano de gerenciamento e a destinarem corretamente o lixo da obra.

Estudos da Universidade de Pernambuco indicam que o gerenciamento e a reciclagem dos resíduos da construção podem até gerar energia para abastecer as residências da capital pernambucana.

Fonte:  SEG – Portal Nacional | 31 de agosto de 2014

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

Por favor, fique a vontade para nos enviar um e-mail. Retornaremos o mais breve possível.