CONAMA lança Plano Nacional de Resíduos Sólidos

 em Notícias
CONAMA lança Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Ao completar 30 anos, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), reuniu autoridades ligadas a temas ambientais para discutir o uso e a apropriação dos recursos naturais. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ocupou a maior parte dos debates.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abriu o encontro e discursou sobre a representatividade do órgão dentro do processo democrático. Em sua fala ela disse ser contra os que combatem o Conama. “Faço parte deste conselho há 27 anos e ele nunca foi questionado sobre sua ética”, afirmou.

Nos números apresentados durante o encontro, Rondônia mostrou avanços no cuidado ambiental. Francisco Sales frisou a importância das discussões sobre o assunto. “Precisamos estar presentes, para tomarmos medidas rápidas, como é o caso da coleta de lubrificantes. Hoje ainda estamos abaixo da meta nacional, temos consciência que precisamos melhorar”, ressaltou.

Outra preocupação do Conama é referente aos lixões, que tem sido combatido pelos órgãos de controle ambiental. A ausência de uma política específica sobre o assunto teve destaque nos debates, porém os números mostram uma diminuição das áreas, quando se avalia os números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Se cada estado fizer sua parte, em breve, áreas degradadas por lixões poderão ser recuperadas. O governo de Rondônia continuará com propostas firmes alinhados ao Ministério do Meio Ambiente”, disse Sales.

No evento foi lançada a consulta pública à primeira versão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que será disponibilizada no site do Ministério. O objetivo desta consulta é ampliar o diálogo com a população e setores vinculados ao meio ambiente.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Fotos: Assessoria MMA

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contate-nos

Por favor, fique a vontade para nos enviar um e-mail. Retornaremos o mais breve possível.