logo_seminario-mod_2018_alterado

Para usinas de reciclagem de resíduos da construção, ATTs e Aterros de Inertes

Garanta a sua vaga no único evento a discutir os resíduos da construção e demolição em nível nacional.

Menu

Dia 22 de novembro às 08h

Junto a Waste Expo Brasil 2018

O que é o Seminário?

O Seminário Nacional da Abrecon é a oportunidade que o setor da reciclagem de Resíduos da Construção tem para apresentar suas demandas e fomentar o mercado de agregado reciclado e destinação correta dos resíduos da construção. É também a chance que nós temos para colocar na mesma discussão gerador, poder público, organizações ambientais e os atores participantes do mercado de resíduos da construção consolidando uma discussão produtiva para o segmento.

Principal evento do setor de resíduos da construção, A Abrecon aproveita a oportunidade para apresentar de forma inédita o Relatório Setorial Abrecon e o Manual de Aplicação do Agregado Reciclado. Aliás, o MARE (Manual de Aplicação do Agregado Reciclado) é um projeto inédito no mercado e pretende dar, enfim, padronização na nomeclatura dos agregado reciclados, suas aplicações, bem como, algumas dúvidas relativas a característica das matérias primas.

Qual o valor?

R$ 614,99

Patrocinador Ouro

O que você vai ver:

Lançamento do Relatório Setorial Abrecon 2017/2018

Manual de Aplicação do Agregado Reciclado – MARE

CTR Eletrônico – Case de Sucesso de Jundiaí

Aplicação do Agregado Reciclado em obras com função estrutural

Situação atual do setor de resíduos da construção

Conheça as inovações no setor da reciclagem de resíduos da construção

Faça parte do maior movimento de promoção da reciclagem de RCD do Brasil

Onde será?

Centro de Exposições Pro Magno em São Paulo - SP
R. Samaritá, 230 - Casa Verde

A 5 minutos do Terminal Barra Funda e a 10 minutos do Terminal Tietê
Fácil acesso pela Marginal Tietê e junto a Waste Expo 2018

Quem vai palestrar?

Único evento a reunir as maiores personalidades do setor da reciclagem de resíduos da construção e demolição no país.

Inspire-se! Informação de qualidade é aqui.

Aguinaldo Leite

Aguinaldo Leite

Aguinaldo Leite é formado em Direito, é especialista em Direito Público administrativo e constitucional, marketing político, planejamento estratégico, gestão de crise e construção de cenários políticos. Foi, de 2013 a 2016, Secretário de Serviços Públicos de Jundiaí, responsável pela elaboração e implantação do Plano Municipal de Saneamento e de Resíduos Sólidos e ainda é secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário (CIAS).

Elaine Varela

Elaine Varela

Engenheira civil pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Recuperação de Áreas Degradadas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, PhD em Engenharia Ambiental pela Universitat Politécnica de Catalunya – Espanha. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Construção e Estruturas da Universidade Federal da Bahia, e coordenadora do curso de Engenharia Civil da referida instituição.

Hewerton Bartoli

Hewerton Bartoli

Formado em Administração pela PUC Minas e pós-graduado em MBA Executivo da Construção Civil pela FGV. Foi diretor comercial da DESMONTEC, reciclagem móvel de resíduos inertes em obras de diferentes proporções e naturezas por todo o Brasil. Tem expertise para projetos e empreendimentos que envolvam certificação LEED e ACQUA, bem como elaboração e gerenciamento de PGRCC – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil. É diretor da empresa R3ciclo, especializada na gestão de resíduos sólidos da construção civil e demolição.

Humberto Martins Scandiuzzi

Humberto Martins Scandiuzzi

Engenheiro civil, pós-graduado em Engenharia Sanitária e Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos – SP. Especializado em Gestão Integrada das Águas e Resíduos – Universidade Federal de Brasília (UFB) e Ministério das Cidades em cooperação com Governo Italiano. Engenheiro Civil concursado no município de São Jose do Rio Preto, desde 1996. Presidente do Núcleo Permanente de Gestão de Resíduos 2003 a 2008. Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo 2006 a 2008. Desde 2017, na Secretaria de Meio Ambiente como Assessor Técnico e Presidente do Núcleo Permanente de Gestão de Resíduos.

Levi Torres

Levi Torres

Graduado em administração em São Paulo, liderou por dois anos a associação do setor de reciclagem de óleos e gorduras vegetais e produção de biodiesel. Em outubro de 2010, idealizou e foi o principal responsável pela fundação da ABRECON, a qual é coordenador, participando ativamente de comitês e grupos de trabalho que defendem o interesse do segmento de RCD. É atual secretário do CB-18 – Comitê Brasileiro para revisão da norma técnica da ABNT para aplicação de agregado reciclado.

Marcos Rodrigues Penido

Marcos Rodrigues Penido

Atualmente Secretário Municipal das Prefeituras Regionais de São Paulo, especialista na gestão de políticas públicas em habitação e infraestrutura urbana no Brasil. Ocupou inúmeros cargos de responsabilidade nas administrações do governo do estado de São Paulo e da prefeitura do município de São Paulo, à frente de grandes desafios de programas de construção de moradias, urbanização de favelas, reassentamento de áreas de risco, erradicação de cortiços, implantação de infraestrutura urbana, sistema viário e transportes, canalização e córregos, equipamentos públicos de escolas, creches, postos de saúde e hospitais, entre vários outros campos de atuação.

Mauro Fernando Martins de Castro

Mauro Fernando Martins de Castro

Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal de Goiás e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, com especialização em Gestão Pública pela AVM – Cândido Mendes, empregado da Caixa Econômica Federal desde 1989, Gerente Executivo da GEPAD – Gerência Nacional de Padronização e Normas Técnicas de Governo atua como a manutenção e desenvolvimento da Composições de Serviço e representação institucional do SINAPI – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI.

Paulo Celso dos Reis Gomes

Paulo Celso dos Reis Gomes

Doutor em Desenvolvimento Sustentável. Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos. Especialista em Gestão Ambiental e Ordenamento Territorial. Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Professor Adjunto da Universidade de Brasília.  Subsecretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal de abril de 2011 a maio de 2015 , onde atuou como Subsecretário da Política de Resíduos Sólidos. Diretor Técnico do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal desde maio de 2015.

Salomon Mony Levy

Salomon Mony Levy

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor tempo integral da Universidade Nove de Julho – Uninove. É sócio do Instituto Brasileiro do Concreto IBRACON. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: agregados reciclados, durabilidade, desenvolvimento sustentável, concreto reciclado, construção civil e projetos de recuperação estrutural.

Sérgio Angulo

Sérgio Angulo

Mestre e doutor em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Poli-USP. Possui pós-doutorado em universidades estrangeiras. Foi pesquisador do IPT. Atualmente é docente da Poli-USP, com especialidade em reciclagem de resíduos de construção e desenvolvimento de materiais e componentes de construção.

Moderadores

Rafael Cossiello

Rafael Cossiello

Doutorado e mestrado em físico-química e graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo (UNICAMP). Experiência síntese e caracterização de polímeros e dispositivos orgânicos emissores de luz (OLED), rotas petroquímicas, matérias primas renováveis, mecânica molecular e simulação de processos de engenharia química. Atualmente é sócio-diretor da Serello Ambiental, uma empresa de reciclagem de resíduos da construção civil que atende a Região Metropolitana de Campinas recebendo caçambas e reinserindo material agregado (areia, brita, pedrisco) para a construção civil.

Programação

Bloco Horário Tema Palestrantes
PAINEL I - Panorama nacional e internacional do RCD 07:30 - 08:10 Credenciamento e Coffee Break -
PAINEL I - Panorama nacional e internacional do RCD 08:10 - 08:20 Abertura e Hino Nacional Brasileiro -
PAINEL I - Panorama nacional e internacional do RCD 08:20 - 09:00 Pesquisa Setorial 2017/2018

Apresentação da Pesquisa Setorial Abrecon coletado com as usinas de reciclagem de RCD entre 2017 e 2018

Hewerton Bartoli P1
Presidente da Abrecon

Levi Torres P2
Coordenador da Abrecon

PAINEL I - Panorama nacional e internacional do RCD 09:00 - 09:30 Panorama do mercado Espanhol e Português de RCD

Intercâmbio internacional com a gestão dos resíduos da construção da Europa

-
PAINEL II - Políticas públicas para o segmento da gestão dos RCDs 09:30 - 09:45 Jundiaí - O modelo inovador de consumo de agregado reciclado e controle do RCD

Apresentação do panorama da evolução da gestão do RCD, PNRS 12305 e Planos Municipais de Resíduos Sólidos

Aguinaldo Leite
Ex-secretário de Serviços de Jundiaí - SP

PAINEL II - Políticas públicas para o segmento da gestão dos RCDs 09:50 - 10:10 Licenciamento ambiental, fiscalização e sistemas de controle

Como os órgãos de controle estão licenciando os destinatários de resíduos da construção em todo o país?

CETESB
PAINEL II - Políticas públicas para o segmento da gestão dos RCDs 10:10 - 10:30 O uso do agregado reciclado pela Prefeitura de São Paulo

A experiência da cidade de São Paulo na utilização do agregado reciclado em obras de pavimentação e manutenção

Marcos Penido
Secretário das Prefeituras Regionais

PAINEL II - Políticas públicas para o segmento da gestão dos RCDs 10:30 - 11:10 Mesa redonda

Análise e troca de ideias sobre as palestras acima, Panorama Nacional e Internacional do RCD e a Política Pública no segmento da gestão dos resíduos

Rafael Cossiello
(moderador)

Painel III - Evolução do mercado consumidor e inovações tecnológicas 11:10 - 11:30 Evolução das Normas Técnicas - ABNT

A evolução do sistema normativo e legal e como as normas técnicas contribuíram para o desenvolvimento do setor. Perspectiva para a revisão das normas atuais

Sérgio Ângulo
Professor titular da POLI-USP

Painel III - Evolução do mercado consumidor e inovações tecnológicas 11:30 - 11:45 MARE - Manual de Aplicação do Agregado Reciclado

Lançamento do Manual de Aplicação do Agregado Reciclado - MARE, único manual que padroniza a nomenclatura do agregado, além de mapear suas aplicações, facilitando a introdução do material em tabelas públicas

Elaine Varela
Professora Titular da UFBA

Painel III - Evolução do mercado consumidor e inovações tecnológicas 11:45 - 12:00 A utilização de agregado reciclado em concreto em funções estruturais e não estruturais

Mensuração da produtividade do agregado reciclado em concreto e avaliação de sua viabilidade técnica financeira

Salomon Levy
Professor Titular da Uninove

Painel III - Evolução do mercado consumidor e inovações tecnológicas - Equipamentos para triagem e reciclagem de entulho

Novidades para o setor da reciclagem de entulho em plantas fixas e móveis

Geraldo Jesus
Consultor em equipamentos de britagem e classificação

Painel III - Evolução do mercado consumidor e inovações tecnológicas 11:45 - 12:05 Implantação do CTR Eletrônico em Brasília

Desafios e oportunidade na implantação do CTR (Controle de Transporte de Resíduos) Eletrônico na capital do país

Paulo Celso
Diretor Técnico da SLU de Brasília

Painel III - Evolução do mercado consumidor e inovações tecnológicas 12:05 - 12:20 O agregado reciclado na Tabela SINAPI da Caixa Econômica Federal - CEF

A introdução do agregado reciclado na tabela da CEF e o desenvolvimento de estudos para expandir os produtos sustentáveis

Mauro Fernando
Gerente Executivo da SINAPI/CAIXA

Painel III - Evolução do mercado consumidor e inovações tecnológicas 12:25 - 12:40 Apresentação patrocinada - Informe publicitário

Fral Consultoria - CTR Eletrônico

Rodrigo Oliveira
Diretor da e RCC

Painel III - Evolução do mercado consumidor e inovações tecnológicas 12:40 - 12:55 Mesa redonda

É possível controlar os resíduos da construção na cidade? Qual é o papel do município na absorção do agregado reciclado e na regulamentação do setor no município.

Sandra Maia
Moderadora

Patrocinador Bronze

#VemParaOSeminarioAbrecon

Hotéis

Hotéis Endereço Telefone Site ou e-mail
Travel Inn R. Dr. Gabriel dos Santos, 131 (11) 3826-7300 travelinn.com.br/hotel/conde-luciano
Hotel Panamby Av. Ondem e Progresso, 115 (11) 3103-0500 www.hotelpanambysaopaulo.com.br
Ibis São Paulo Expo Rua Eduardo Viana, 163 (11) 3393-7300
Adagio São Paulo Barra Funda Rua Alameda Olga, 288 (11) 2755-6702 www.adagio-city.com
IBIS STYLES Barra Funda Av. Marques De São Vicente, 1619 (11)3576-5500
Calandre Hotel Rua José de Oliveira, 37 (11) 3965-4219 www.hotelcalandre.com
Hotel Cisne diária Rua Lopes de Oliveira, 511 (11) 3826-0011 www.hotelcisne.com.br
Rojas All Suíte Hotel Av. São João, 1399 (11) 3225-0888 www.rojas.com.br

Restaurantes

Restaurante Endereço Telefone
Restaurante Pau Brasil Rua Victório Primon, 360 (11) 3966-1075
Manu’s Bar E Restaurante Av. Casa Verde, 3160 (11) 2307-8220
Primor Restaurante Av. Prof. Celestino Bourroul, 708 3965-14132
Restaurante Limão Verde Av. Ordem e Progresso, 115 (11)3103-0525
Piazza Z/N Restaurante R. Francisco Rodrigues Nunes, 131 (11) 3931-7993

Apoiadores

Contate-nos

Por favor, fique a vontade para nos enviar um e-mail. Retornaremos o mais breve possível.